Friday, October 20, 2006

Os Paraísos Artificiais


O primeiro ensaio metafísico da droga pode ser legitimamente atribuido a Charles Baudelaire, poeta parisiense, que marcou a literatura do século XIX. Bauelaire discorre de uma forma "científica" (ao mesmo tempo poética) sobre os efeitos da utilização continuada de substâncias como o haxixe ou ópio, substâncias essas por si utilizadas, daí a profundidade do seu trabalho.
Atribui o recurso a alucinogéneos e drogas que tais a uma fraqueza de espírito e a uma satisfação momentânea, como forma de fugir à mediocridade existencial do ser humano que as ingere, ou inala...
Todo o seu raciocínio de certa forma intuitivo veio a confirmar-se nos nossos dias, quase cento e cinquenta anos após o autor ter realizado o seu trabalho. Quem alguma vez experimentou ou pensou recorrer a qualquer substância tóxica questionar-se-à certamente após a leitura dos escritos de Baudelaire. Muitos orgulhos se sentirão feridos, muitas fraquezas virão ao de cima, mas principalmente a crueza e lucidez desta obra permitem, no mínimo, retrair qualquer impulso destrutivo. Uma obra a ler e reler.

No comments: