Sunday, October 15, 2006

O Pequeno Claus: a vaca da vizinha também é minha


O Pequeno Claus


A história do Pequeno Claus espelha a realidade do "come primeiro,senão és comido", ou "quem não mata arrisca-se a morrer", ou ainda "se roubaste a minha vaca, que dava mais leite que as tuas quatro vacas juntas, então eu recupero a minha vaca e trago as tuas como prémio, mais duas galinhas, um pato perneta, três coelhos albinos, e a tua avó".

Meus caros, sejam bem vindos. A criação deste blog (sim, que a minha mente é bastante criativa, modéstia à parte) tem em vista liberdade criativa. Sem limites.

Começo por vos sugerir o teatro, a minha paixão, e perdição. O Pequeno Claus é um dos personagens de um conto de Hans Christien-Anderson, tendo sido alguns desses contos inteligentemente adaptados por António Torrado para teatro, com o título "O Homem sem Sombra", peça que tive a oportunidade fazer, com encenação do mestre João Mota, n'A Comuna. Posteriormente, foi editado em livro, pela Editorial Caminho. Está disponível em qualquer livraria, creio eu. Se não encontrar, cara visita, diga-me qualquer coisa, e tentarei resolver o seu problema.

Tendo sido dos papéis que mais me marcou até hoje, e que tive o previlégio de fazer, acabei por escolher O Pequeno Claus para nome do meu blog. Sejam bem vindos. Sugerirei livros, filmes, cds, temas de debate, etc, sempre de uma forma livre. E sem preconceitos.

1 comment:

Mariana Bernardes. said...

Olá

Moro no Brasil e fiquei apaixonada pelo conto " A sombra" do Andersen. Sou graduada em Artes Cênicas, faço parte de um grupo e estamos transcriando o conto,porém emminha pesquisas descobri a peça do Antonio Torrado e já procurei em todas livrarias por aqui para comprar e não acho, vc por acaso tem alguma cópia on line para disponibilizar?
Se tiver e puder enviar meu endereço é marianasmb@yahoo.com.br.
Agradeço desde já.
Mariana Bernardes.